Qual é o melhor momento para vender o seu carro na tabela Fipe?

Vender carro é uma necessidade que acontece em algum momento da nossa vida, as vezes sentimos que o nosso carro já não atende mais nossas necessidades, e é hora de trocar.

Mas é importante que na hora de vender o carro você fique atento para não sair no prejuízo.

A Tabela Fipe, pode auxiliá-lo a vender carro no momento mais oportuno, nela você pode conferir o valor que o seu carro possui no mercado no momento da venda, de acordo com a média dos anúncios e negócios.

Então é estudar a tabela Fipe é essencial para que você não sai perdendo e para que vender o carro seja vantajoso. Então vamos entender o que é tabela Fipe.

 

O que é a Tabela Fipe

A Tabela Fipe é elaborada pelo instituto de pesquisas econômicas, e apresenta os valores médios do mercado para cada tipo de veículo que circula em território nacional.

É atualizada mensalmente, com base em critérios econômicos que definem os valores aproximados de cada tipo e modelo de veículo.

Assim com essa informações é possível verificar qual o melhor momento para vender o seu carro, e garantir a melhor negociação, com o melhor valor de mercado possível para seu veículo.

 

Qual o melhor momento para vender o carro de acordo com a tabela?

A primeira coisa que você precisa considerar para vender carro, é que todo veículo desvaloriza assim que sai da concessionária. Dependendo do veículo é possível que desvalorize até 30% do valor apenas com poucos anos de uso.

Assim para saber qual o melhor momento par vender o carro, é preciso acompanhar a Tabela Fipe mensalmente e analisar a oscilação dos valores referentes ao seu carro, esperando o melhor momento para realizar a venda.

Veja algumas considerações importantes na hora de vender carro:

Se a sua opção não for vender o carro e sim trocar em uma concessionária, é importante considerar que o carro normalmente é desvalorizado entre 20% e 30% da tabela.

Então se você não deseja perder dinheiro, essa nem sempre é uma boa opção.

Outra informação relevante é que vender carro com mais de 100.000 de quilometragem é muito mais difícil e normalmente a desvalorização na tabela Fipe é muito maior, então fique atento.

A tabela Fipe é uma média nacional, então particularidades regionais não são consideradas, um determinado veículo pode ser mais popular em alguma região, e consequente temente fará com que o seu valor de mercado melhore.

A principal dica para vender carro com os melhores valores de mercado é ter cautela, analisar com calma o cenário e vender no momento em que a tabela Fipe estiver mais favorável para o seus veículo.

De qualquer forma, é importante lembrar que vender carro não é uma ciência exata, e que existem muitas variáveis envolvidas. Afinal estamos falando de um mercado essencialmente dinâmico e que muda constantemente.

Pesquise, acompanhe, fique informado e principalmente não haja no impulso, assim você terá a certeza de vender o carro no momento mais oportuno, sem riscos de arrependimento.